Objetivo
_

O objetivo central do projeto de consultoria estratégica junto à universidade Unisinos foi de redesenhar a estrutura curricular dos 21 principais cursos de graduação para criar soluções para diferenciação do negócio, alinhadas às competências transversais do profissional do século XXI.
Duração do projeto:
Abril a outubro de 2018.
Nossa atuação
_

- Desenho da metodologia de trabalho para gestão do projeto de inovação.
- Condução de dinâmicas de trabalho para compreensão de problemas e ideação de soluções. Condução de Design Sprints e workshops customizados para acelerar o processo colaborativo, que envolveu em diferentes momentos mais de 150 pessoas.
- Entrevistas com usuários (alunos, funcionários, coordenadores, professores, empresários etc).
- Desenho de wireframes.
- Prototipagem de baixa e alta fidelidade,
- Realização de testes com usuários para validação da estratégia do negócio.
- Design da solução criada em infográficos utilizados nas plataformas digitais.

Pesquisa com stakeholders
_

Através de técnicas de pesquisa qualitativa como, grupos focais, entrevistas, questionários e shadowing (gravações em vídeo que demonstram a experiência de uso do serviço), pesquisa de mercado, tendências do segmento, compreendeu-se os aspectos relevantes na entrega de valor dos cursos de graduação.
A partir dessa compreensão, foram realizados workshops colaborativos, envolvendo mais de 90 stakeholders, para idear cenários futuros e assim chegar a visões compartilhadas, que foram posteriormente debatidas e escolhidas pela liderança.
Entre os pontos identificados como oportunidades estavam:
- Necessidade de inserir mais rapidamente o aluno no mercado de trabalho e não somente após os 4-5 anos de formação.
- Possibilitar que o aluno experimente outras áreas do conhecimento, diferentes do curso que escolhido. 

- Facilitar a colocação no mercado de trabalho.
- Ter professores com experiência de mercado.
- Ter atividades acadêmicas com vivência prática da profissão.
Solução
_

Foi criado um novo modelo curricular chamado "Graduação Pro" que possui como principais diferenciais:
- Certificações progressivas ao longo do curso para rápida inserção no mercado.
- Atividades acadêmicas comuns a todos os cursos relacionadas às competências do profissional do século XXI.
- Possibilitar a escolha de trilhas no último ano de curso, para customizar o trabalho de conclusão de curso de acordo com o interesse do aluno, facilitando sua inserção no mercado.
- Para facilitar que o aluno identifique "vocação" logo no início do curso, foram inseridas atividades acadêmicas com vivências prática da profissão.

Back to Top